O início da 13ª semana do Presidente Donald Trump de volta ao Salão Oval começa com um atestado de boa saúde, segundo o médico da Casa Branca
Espera-se que a 13ª semana do Presidente Donald Trump no cargo inclua negociações tarifárias contínuas em torno de seu plano de impostos alfandegários recíprocos e personalizados, bem como uma visita do presidente de El Salvador.
Na quarta-feira, Trump estabeleceu uma pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas e personalizadas que havia imposto a dezenas de nações, o que foi uma mudança abrupta de rumo depois de dizer que não haveria pausa, apenas negociações. Simultaneamente, o governo Trump aumentou as tarifas sobre a China para 125%.
Agora, o governo, incluindo Trump, está mergulhando em negociações com nações estrangeiras para alcançar acordos que sejam benéficos para os EUA e reduzir o déficit comercial crônico do país, segundo autoridades.
Um funcionário do governo disse à Fox News Digital na semana passada que Trump estará pessoalmente envolvido nas negociações, incluindo atender ligações diretas de outros líderes mundiais. Trump servirá como o “tomador de decisões final” das negociações, e está “muito empenhado” em garantir os melhores acordos comerciais para os EUA, disse o funcionário.
“O povo americano elegeu o Presidente Trump porque ele é um negociador, e ele vai ser o negociador-chefe para fazer isso acontecer”, disse a fonte.
Espera-se que as tarifas sejam um ponto focal da semana, enquanto os democratas continuam lançando ataques a Trump por causa dos impostos alfandegários e por pausar as tarifas personalizadas no mesmo dia em que entraram em vigor.
Na segunda-feira, Trump se reunirá com o Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, na Casa Branca. Bukele surgiu como um aliado-chave do governo em relação às políticas de imigração, inclusive por aceitar imigrantes ilegais de qualquer nacionalidade enfrentando deportação nos EUA e enviá-los para o notório sistema prisional de El Salvador. Os deportados para El Salvador dos EUA têm suspeitas de ligações com gangues violentas, como Tren de Aragua ou MS-13.
A prisão CECOT de El Salvador é conhecida como a prisão mais notória do país. A prisão, que pode abrigar 40.000 detentos, foi construída para acomodar membros de gangues em um país que tinha uma das taxas de homicídio mais altas do mundo antes da queda da violência na história recente. Os prisioneiros no CECOT são impedidos de receber visitantes e só podem participar de audiências virtualmente, enquanto a própria prisão bloqueia qualquer sinal de celular para garantir que membros de gangues não possam contatar criminosos ainda nas ruas, conforme detalhado por vários relatórios da mídia.
“Ansioso para ver o Presidente Bukele, de El Salvador, na segunda-feira! Nossas Nações estão trabalhando juntas para erradicar organizações terroristas e construir um futuro de Prosperidade”, Trump publicou no Truth Social no sábado, confirmando a reunião desta semana.
“O Presidente Bukele aceitou gentilmente receber sob custódia de sua Nação alguns dos inimigos estrangeiros mais violentos do Mundo e, em particular, dos Estados Unidos. Esses bárbaros estão agora sob custódia exclusiva de El Salvador, uma Nação orgulhosa e soberana, e seu futuro depende do Presidente B e seu Governo. Eles nunca mais ameaçarão ou assombrarão nossos Cidadãos!”
O Departamento de Eficiência Governamental de Elon Musk, bem como o Secretário de Comércio Howard Lutnick, ambos previram que o “Cartão de Ouro Trump” estaria operacional nos próximos dias. Trump explicou no início deste ano que os EUA ofereceriam um cartão de US$ 5 milhões que concede a estrangeiros a capacidade de viver e trabalhar nos EUA, bem como um caminho para a cidadania.
“Vamos vender um cartão de ouro”, disse Trump no Salão Oval em fevereiro. “Você tem um cartão verde. Este é um cartão de ouro. Vamos colocar um preço nesse cartão de cerca de US$ 5 milhões e isso vai dar privilégios de cartão verde, além de ser uma rota para a cidadania. E pessoas ricas estarão vindo para o nosso país comprando este cartão.”
“[Estou] trabalhando com Howard [Lutnick] para ter isso, o cartão de ouro Trump, operacional, esperamos, na próxima semana ou algo assim”, disse Musk durante uma reunião de Gabinete com Trump na semana passada.
“Isso será muito emocionante”, respondeu Trump. “Esse é um caminho para a cidadania nos Estados Unidos.”
Trump está iniciando sua 13ª semana de volta ao Salão Oval com um atestado de boa saúde depois que o médico da Casa Branca, Capitão Sean Barbabella, divulgou os resultados do exame físico anual do presidente no domingo.
“O Presidente Trump permanece em excelente saúde, exibindo robusta função cardíaca, pulmonar, neurológica e física geral”, disse Barbabella, relatando que Trump “exibe excelente saúde cognitiva e física e está totalmente apto.”
O presidente passou o fim de semana na Flórida, incluindo assistir a uma luta do UFC no sábado em Miami ao lado de membros de seu gabinete, e voou de volta para Washington, D.C., no domingo à noite.
Crédito Fox News