Pesquisar
Close this search box.

PF quer extradição de Oswaldo Eustáquio e Allan dos Santos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu mais um mandado de prisão contra os jornalistas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, aprofundando a contínua perseguição a vozes críticas ao atual governo e à atuação do próprio STF.

A Polícia Federal (PF), seguindo as ordens de Moraes, busca agora viabilizar a extradição dos jornalistas, sob alegações de “ameaça a policiais e corrupção de menores”.

Fontes ligadas à investigação informaram que os pedidos de extradição serão formalizados em breve. No caso de Oswaldo Eustáquio, que atualmente reside na Espanha, a PF disse que já acionaria as autoridades espanholas ainda nesta quarta-feira (14). Já para Allan dos Santos, que está nos Estados Unidos, a PF pretende renovar os esforços junto às autoridades americanas, apesar das tentativas anteriores terem sido frustradas.

Vale lembrar que o governo brasileiro, desde a gestão de Lula, retomou com vigor os pedidos de extradição de Allan dos Santos, sem obter êxito.

Além dos jornalistas, o senador Marcos Do Val (Pode-ES) também é alvo das investigações e teve seu passaporte diplomático apreendido. A defesa do senador criticou a decisão, afirmando que a medida “carece de fundamentação legal e idônea” e que se soma a uma série de ações que violam suas garantias fundamentais e o impedem de exercer plenamente seu mandato.

Os advogados do senador afirmam que “a decisão se soma à sequência de outras que, além de terem violado garantias fundamentais do senador Marcos do Val enquanto cidadão investigado, que não possui qualquer circunstância, ou antecedente que o desabone; também violam direitos inerentes ao exercício do mandato de Senador da República, impedindo Marcos do Val de exercer plenamente o mandato”.

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *