O presidente Lacalle Pou chamou Yamandú Orsi para começar a transição de poder e reconheceu a derrota.
O candidato Yamandú Orsi, de esquerda e apoiado pelo socialista Pepe Mujica, venceu a eleição presidencial, neste domingo, 24.
Orsi derrotou Álvaro Delgado, apoiado pelo presidente Lacalle Pou, e devolveu o país aos “progressistas”, depois de uma janela de cinco anos aberta por Pou, que interrompeu 15 anos consecutivos dos esquerdistas no poder ao ser eleito em 2019.
“Liguei para Orsí a fim de parabenizá-lo como presidente eleito do nosso país e para me colocar sob seu comando e iniciar a transição assim que ele entender que é pertinente”, comunicou Pou.
No fim do primeiro turno, Orsi teve 43,94% e Delgado, 26,77%. Agora, na segunda etapa da disputa, os resultados preliminares mostram Orsi com 49,0% dos votos e Delgado, 46,6%.
Quem é Yamandú Orsi
Orsi tem 57 anos e nasceu em Canelones, na zona rural do Uruguai, em uma família pobre. Desde pequeno, militou na Frente Ampla, o agrupamento de forças de extrema esquerda e centro-esquerda fundado em 1971.
Em 1991, formou-se professor de história e lecionou para alunos do ensino médio até 2005, quando iniciou sua vida política.
Orsi é uma renovação de antigos quadros nacionalmente conhecidos, como Tabaré Vázquez, morto em 2020, e Pepe Mujica, a velha guarda da esquerda uruguaia.