Tenente-General do Exército Keith Kellogg assume nova posição para resolver o conflito na Ucrânia.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou seu antigo chefe de gabinete do Conselho de Segurança Nacional, Keith Kellogg, como enviado presidencial para Rússia e Ucrânia. Trata-se de um cargo recém-criado, com o qual Trump busca resolver a guerra na Ucrânia, que, ao assumir a presidência, estará próxima de completar três anos.
“Estou muito satisfeito em nomear o general Keith Kellogg para servir como assistente do presidente e enviado especial para Ucrânia e Rússia”, anunciou Trump em comunicado publicado em suas redes sociais. Ele também destacou a “distinta carreira militar e empresarial” de Kellogg.
Experiência de Kellogg
Keith Kellogg é tenente-general aposentado do Exército dos EUA e ocupou diversos cargos na área de Segurança Nacional durante a primeira administração Trump (2017-2021). Entre suas funções, atuou como assessor do vice-presidente Mike Pence, além de secretário executivo e chefe de gabinete do Conselho de Segurança Nacional.
“Ele esteve comigo desde o início. Juntos, asseguraremos a paz por meio da força e tornaremos os Estados Unidos e o mundo seguros novamente”, afirmou Trump.
O Foco na Guerra na Ucrânia
Trump já declarou repetidas vezes que é capaz de encerrar a guerra na Ucrânia — iniciada em fevereiro de 2022 por ordem do presidente russo, Vladimir Putin, que invadiu o país vizinho — com apenas um telefonema.
O presidente eleito assumirá o cargo em 20 de janeiro e espera usar a nova posição de Kellogg para promover uma solução diplomática e reforçar a segurança global.