Pesquisar
Close this search box.

Lula vai passar por nova cirurgia nesta quinta-feira

Foto – Reuters

O presidente da República está internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a uma nova cirurgia nesta quinta-feira, 12. De acordo com boletim médico publicado às 16 horas desta quarta-feira, 11, trata-se de um procedimento endovascular, conhecido como embolização da artéria meníngea média.

As artérias meníngeas são responsáveis por irrigar as meninges, membranas que revestem o sistema nervoso central. O procedimento é frequentemente utilizado no tratamento de hematomas subdurais crônicos, formados pelo acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.

O procedimento consiste em bloquear o fluxo sanguíneo na área afetada. Um cateter é inserido para injetar material que obstrui a artéria, o que previne futuros sangramentos e reduz os riscos para o presidente.

Segundo o médico Roberto Kalil Filho, profissional de confiança do presidente, o procedimento não atrasará a previsão de alta de Lula pois já estava previsto como parte de sua “programação terapêutica”.

Leia mais:

O procedimento seria comunicado depois de sua conclusão, mas o presidente e a primeira-dama, Janja da Silva, “fizeram questão” de antecipar aviso à imprensa, segundo Kalil.

Lula segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, sob cuidados intensivos, depois de realizar procedimentos médicos programados. O boletim ainda informa que o presidente apresentou um quadro estável, sem intercorrências durante o dia. Como parte de sua rotina durante a internação, Lula realiza fisioterapia, caminha e recebe visitas de familiares.

Lula está lúcido, diz boletim médico

Conforme boletim divulgado pela manhã, Lula está “lúcido, orientado, conversando e teve uma boa noite”. O boletim também informou que ele permanece com dreno no cérebro e fará novos exames ao longo do dia.

O presidente apresentou fortes dores de cabeça na noite de segunda-feira 9. Depois de ser atendido no Sírio-Libanês em Brasília, foi transferido para a unidade de São Paulo, onde passou por uma craniotomia para drenagem de um hematoma, que foi realizada com sucesso, segundo os médicos.

Ele foi atendido por Kalil e pelo neurocirurgião Marcos Stavale. Agora, Lula é mantido sob os cuidados da infectologista Ana Helena Germoglio na UTI, onde permanece em observação.

Lula começou a sentir-se mal à tarde, quando relatou dor de cabeça e sonolência durante reuniões com ministros. Seu último compromisso oficial foi com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Embora planejasse realizar exames apenas na manhã de terça-feira 10, as dores anteciparam sua ida ao hospital. A primeira-dama do país, Rosângela da Silva, a Janja, acompanhou o presidente em todos os momentos.

Souce link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *