Trump Rebate a Presidente do Panamá sobre Canal: ‘Veremos Sobre Isso’

Foto – Euroexpress

O Presidente eleito Donald Trump respondeu ao Presidente do Panamá, José Raúl Mulino, sobre o debate em torno do Canal do Panamá.

O presidente eleito colocou o Canal do Panamá em sua mira recentemente, dizendo que os Estados Unidos tomarão de volta a vital rota comercial se o país continuar a “enganar” os EUA.

“O Canal do Panamá é considerado um ATIVO Nacional VITAL para os Estados Unidos, devido ao seu papel crítico para a Economia e a Nação americana,” escreveu Trump no Truth Social. “Um Canal do Panamá seguro é crucial para o Comércio dos EUA e para o rápido deslocamento da Marinha, do Atlântico ao Pacífico, e reduz drasticamente os tempos de navegação para os portos dos EUA.”

“Os Estados Unidos são o principal usuário do Canal, com mais de 70% de todos os trânsitos indo para, ou vindo de, portos dos EUA,” acrescentou Trump. “Considerada uma das Maravilhas do Mundo Moderno, o Canal do Panamá foi aberto há 110 anos, e foi construído a um ENORME custo para os Estados Unidos em vidas e recursos – 38.000 homens americanos morreram por mosquitos infectados nas selvas durante a construção.”

Em resposta, José Raúl Mulino disse que o canal continuará sendo um ativo do Panamá.

“Como Presidente, quero expressar claramente que cada metro quadrado do Canal do Panamá e sua zona adjacente pertence ao Panamá, e continuará assim,” disse Mulino em declaração em vídeo. “A soberania e independência de nosso país não são negociáveis. O Canal não está sob controle direto ou indireto, nem da China, nem da Comunidade Europeia, nem dos Estados Unidos, nem de qualquer outra potência. Como panamenho, rejeito fortemente qualquer manifestação que distorça esta realidade.”

“O Panamá respeita outras nações e exige respeito,” acrescentou.

Em outra postagem no Truth Social, Trump respondeu: “Veremos sobre isso.”

Em sua postagem anterior, o presidente eleito também criticou o Panamá por cobrar “preços exorbitantes” pela passagem, acrescentando que a China assumiu sua gestão.

“Quando o Presidente Jimmy Carter tolamente o entregou, por Um Dólar, durante seu mandato, era somente para o Panamá gerenciar, não a China, ou qualquer outro,” disse Trump. “Da mesma forma, não foi dado para o Panamá cobrar dos Estados Unidos, sua Marinha e corporações, fazendo negócios dentro de nosso País, preços e taxas de passagem exorbitantes. Nossa Marinha e Comércio têm sido tratados de maneira muito injusta e imprudente. As taxas cobradas pelo Panamá são ridículas, especialmente sabendo da extraordinária generosidade que foi concedida ao Panamá pelos EUA. Esta completa ‘enganação’ de nosso País vai parar imediatamente.”

O presidente do Panamá disse que as taxas não são estabelecidas “por capricho”.

“As taxas não são um capricho,” disse Mulino. “Elas são estabelecidas publicamente e em audiência aberta, levando em conta as condições de mercado, competição internacional, custos operacionais e as necessidades de manutenção e modernização da rota interoceânica.”

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *