Trump promete que declarará cartéis mexicanos como grupos terroristas e lançará grande campanha antidrogas

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a prometer que declarará os cartéis de drogas mexicanos como organizações terroristas assim que assumir o cargo, em 20 de janeiro de 2025.

Ele também garantiu que sua Administração fará uma grande campanha publicitária antidrogas em um esforço do Governo federal para afastar os cidadãos americanos do consumo de entorpecentes.

“Todos os membros de gangues estrangeiras serão expulsos, e designarei imediatamente os cartéis como organizações terroristas estrangeiras. Faremos isso imediatamente”, afirmou Trump durante uma conferência do grupo conservador Turning Point em Phoenix (Arizona).

Depois falou da campanha antidrogas, que parece se basear em parte na iniciativa Just Say No, liderada pela ex-primeira-dama republicana Nancy Reagan na década de oitenta para tentar afastar os jovens americanos do consumo de drogas.

“Vamos publicizar o quão ruins são as drogas para você. Elas arruínam sua aparência, arruínam seu rosto, arruínam sua pele, arruínam seus dentes”, disse Trump.

Trump adotou desde a campanha presidencial um duro discurso antidrogas, ecoando a crise do fentanil e utilizando tarifas como um mecanismo de pressão contra China, Canadá e México para que ajudem os Estados Unidos a frear a fabricação e o tráfico deste poderoso opioide.

Diversos estudos estimam que este ano morrerão entre 50.000 e 60.000 americanos por overdose de opioides sintéticos, a maioria pelo consumo particular de fentanil ou drogas relacionadas.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *