O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira a atualização dos protocolos de vacinação contra a Covid-19, que passará a integrar oficialmente o Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir de 2025.
A Covovax, desenvolvida pela farmacêutica Novavax, utiliza tecnologia de proteína recombinante. A aprovação da Covovax pela Anvisa ocorreu em janeiro de 2024, após solicitação da Zalika Farmacêutica, representante do Instituto Serum no Brasil. Ela será destinada a adultos e crianças acima de 12 anos.
As mudanças no calendário de vacinação contemplam novos grupos e esquemas de imunização. Gestantes passam a receber uma dose a cada gestação, enquanto idosos, com 60 anos ou mais, serão vacinados semestralmente.
Os demais grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, também foram contemplados. Esses indivíduos deverão receber uma dose anual, enquanto pessoas imunocomprometidas continuarão a ser vacinadas a cada seis meses.
Para crianças de seis meses a cinco anos, o esquema vacinal prevê até três doses, dependendo da situação vacinal. Crianças a partir de cinco anos que não pertencem a grupos especiais e nunca foram vacinadas terão acesso a uma dose recomendada para sua faixa etária.
Esquema vacinal atualizado e detalhado
Confira como ficará o esquema vacinal a partir de 2025:
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos: até três doses, conforme o histórico vacinal.
- Gestantes: uma dose a cada gestação.
- Idosos (60 anos ou mais): uma dose a cada seis meses.
- Imunocomprometidos: uma dose a cada seis meses.
- Outros grupos prioritários: uma dose a cada ano.
- Crianças a partir de cinco anos não vacinadas anteriormente: uma dose recomendada para a faixa etária.