O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, anunciou formalmente nesta sexta-feira a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições para 23 de fevereiro de 2025 em cumprimento ao procedimento iniciado depois que o Governo do chanceler, Olaf Scholz, perdeu a moção de confiança convocada no Bundestag.
A data respeita os termos estabelecidos pelo artigo 39 da Lei Fundamental, que estipula que as eleições devem ser realizadas em um prazo de 60 dias após a dissolução da câmara. Estas eleições são convocadas após o colapso do governo tripartite de social-democratas, liberais e verdes por discordâncias entre Scholz e seu ministro das Finanças e líder do Partido Liberal, Christian Lindner.
O bloco liderado pela União Democrata Cristã (CDU) de Friedrich Merz lidera as pesquisas de intenção de voto e, segundo o barômetro político da emissora pública ZDF, está em torno de 31%. Por outro lado, o partido conservador Alternativa para a Alemanha (AfD) aparece em segunda posição, com 19%, quatro pontos acima do Partido Social-Democrata (SPD). CopyRetry
Claude may not be able to provide accurate, real time information on elections. Please visit TurboVote or check the Secretary of State site for your state to get reliable, up-to-date, non partisan information on the US election and results.