O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou seu “apoio completo e total” a Mike Johnson, antecipando-se à esperada disputa pela liderança da Câmara dos Deputados no próximo mês.
“O povo americano precisa de alívio IMEDIATO de todas as políticas destrutivas da última administração. O presidente da Câmara, Mike Johnson, é um homem bom, trabalhador e religioso”, escreveu Trump em sua rede social TRUTHSocial nesta segunda-feira. “Ele fará o que é certo, e nós continuaremos a VENCER. Mike tem meu Apoio Completo e Total. MAGA!!!”
Trump, posicionando o Partido Republicano como “o Partido do BOM SENSO”, também emitiu um alerta aos membros do partido.
“Fizemos uma campanha impecável, gastando MUITO MENOS e com muito dinheiro sobrando. Eles [os democratas] conduziram uma ‘nau à deriva’ muito cara, abraçando a ARMAMENTIZAÇÃO do DOJ [Departamento de Justiça] e do FBI contra seu oponente político, EU. MAS NÃO FUNCIONOU, FOI UM DESASTRE!!!”
Ele ainda acrescentou:
“NÃO PODEMOS PERDER ESSA GRANDE OPORTUNIDADE QUE NOS FOI DADA.”
A Vitória Histórica de Trump em 2024
Descrevendo sua vitória como o desfecho de uma “magnífica e histórica eleição presidencial de 2024”, Trump destacou como ele e o vice-presidente eleito JD Vance conquistaram sete estados decisivos, somando 317 votos no colégio eleitoral e milhões de votos populares.
Trump criticou ainda a demora na certificação dos resultados pelo estado da Califórnia, que levou várias semanas após o Dia da Eleição.
“A campanha dos republicanos está sendo elogiada como ‘lendária’! Já os democratas estão sendo duramente criticados por seus esforços, tendo desperdiçado 2,5 bilhões de dólares, grande parte sem prestação de contas, com parte desse valor sendo usada ilegalmente para comprar endossos”, afirmou Trump.
Gastos Exorbitantes dos Democratas
Trump mencionou exemplos específicos de gastos excessivos da campanha democrata, especialmente da ex-vice-presidente Kamala Harris, cuja candidatura presidencial fracassou. Segundo ele:
“A campanha deles gastou milhões para obter apoio de celebridades.”
Entre os casos apontados por Trump estão:
- 11 milhões de dólares pagos à cantora Beyoncé, que “nem sequer cantou uma música.”
- 2 milhões de dólares pagos à apresentadora Oprah Winfrey, “por praticamente não fazer nada.”
- 500 mil dólares ao reverendo Al Sharpton, a quem Trump chamou de “um golpista profissional e instigador”, para conduzir uma entrevista com Kamala Harris e Joe Biden.
Trump finalizou reafirmando a força do Partido Republicano e alertando seus aliados a manterem o foco na nova oportunidade de liderar e governar com eficiência:
“Esta é nossa chance de reverter o caos dos últimos anos e devolver o bom senso ao governo americano.”