Militares confirmam presença em ato lulista em “memória” ao episódio do 8 de janeiro

Os comandantes das Forças Armadas estarão presentes no evento organizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para marcar dois anos dos ataques de 8 de Janeiro. A cerimônia será realizada na próxima quarta-feira (8), na Praça dos Três Poderes, a partir das 9h30, com o objetivo de relembrar a destruição causada pela ação de 2023.

O Conexão Política apurou os nomes que estarão diante do alto escalão lulista. São eles: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen (Marinha); general Tomás Paiva (Exército) e o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno (Aeronáutica). A presença foi confirmada a pedido direto de Lula. A intenção do presidente é atribuir simbolismo institucional ao evento, sobretudo após o relatório da Polícia Federal apontar a suposta participação de integrantes das Forças Armadas, incluindo membros do Alto Comando, na tentativa de um suposto golpe de Estado.

O ato começará no Palácio do Planalto, com a reintegração de obras de arte destruídas nas ações, incluindo o descerramento da obra “As Mulatas” (1962), de Di Cavalcanti, restaurada após os danos.

Às 10h30, Lula descerá a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de representantes dos Três Poderes, repetindo o gesto realizado em 2023, um dia após as investidas.

Além dos chefes das Forças Armadas, o evento contará com representantes do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), movimentos sociais e entidades civis.

O Partido dos Trabalhadores (PT) também lançou um vídeo convocando a população para participar do ato “em defesa da democracia”, destacando a presença de lideranças políticas, entidades sociais e religiosas.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *