Mais de 30% dos brasileiros poderiam votar em Gusttavo Lima para presidente, indica Paraná Pesquisas

Em levantamento divulgado nesta quarta-feira, 15, instituto mensura o potencial eleitoral do cantor sertanejo

Se a eleição presidencial programada para 2026 fosse hoje, o cantor sertanejo Gusttavo Lima teria quase 10% dos votos. Em levantamento divulgado nesta quarta-feira, 15, para mensurar o potencial eleitoral do artista, o instituto Paraná Pesquisas mostra que 9,4% dos entrevistados afirmaram que votariam nele “com certeza”.

Outros 31,5% dos respondentes da pesquisa disseram que poderiam votar nele — ou seja, nem cravam apoio, nem rejeitam uma possível candidatura.

No entanto, a maioria absoluta dos entrevistados se nega a votar em Lima para o comando do Palácio do Planalto. Conforme o levantamento, 50,6% foram categóricos: não votariam “de jeito nenhum” no cantor para o cargo de presidente da República.

Enquanto isso, 6,1% das pessoas admitiram que não conhecem Lima o suficiente para responder, ao menos nesse momento, se votariam ou não nele para a Presidência. Além disso, 2,4% dos entrevistados não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.

Boa parte da parcela que diz que poderia votar em Lima para presidente rejeita a entrada dele para a política partidária. De acordo com o Paraná Pesquisas, 65,7% acreditam que ele não deveria fazer esse movimento — 27,8% dizem que o cantor deveria se candidatar, enquanto 6,5% não opinaram.

Leia mais:

A fim de mapear o potencial eleitoral de Gusttavo Lima para a disputa pela Presidência do Brasil, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 2.018 eleitores, de 7 a 10 de janeiro. O trabalho de campo ocorreu em Brasília e em 164 municípios espalhados pelos 26 Estados do país.

Conforme o Paraná Pesquisas, a margem de erro do material é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Por fim, informa-se que o nível de confiança do levantamento é de 95%.

Gusttavo Lima candidato a presidente?

Cantor sertanejo e influenciador digital, com 45 milhões de seguidores somente no Instagram, Gusttavo Lima sinalizou vontade de seguir carreira na política. Em entrevista ao site Metrópoles no dia 2 de janeiro, o artista avisou que pretende se candidatar à Presidência da República no próximo ano.

A partir da declaração, partidos começaram a se movimentar. O PRTB, por exemplo, já fala em filiar o cantor e formar a chapa com Lima e o empresário Pablo Marçal, que se candidatou à Prefeitura de São Paulo em 2024. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, registrou o interesse de levar o artista sertanejo para a sua sigla, o União Brasil.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *