Trump Estaria Considerando Ordem Executiva para Adiar Proibição do TikTok

O presidente eleito Donald Trump está considerando maneiras de evitar a potencial proibição do TikTok, o que poderia incluir a emissão de uma ordem executiva, segundo o The Washington Post, enquanto a Suprema Corte parece pronta para manter a lei que força a venda ou proibição do aplicativo até 19 de janeiro.

Não é completamente certo se o presidente eleito pode impedir a potencial proibição do TikTok.

Trump pediu à Suprema Corte para bloquear a lei de entrar em vigor até depois que ele assumir o cargo, buscando ter algum tempo para resolver a proibição antes que ela se torne efetiva. A alta corte ainda não indicou que aceitará o pedido de Trump e parece pronta para ficar do lado do governo federal contra o TikTok. A lei tecnicamente permitiria que Trump pausasse a proibição por 90 dias se o TikTok mostrar que está em processo de se desvincular de sua empresa matriz chinesa ByteDance, embora a empresa não tenha mostrado nenhum interesse em fazê-lo apesar de vários potenciais compradores expressarem interesse. Trump também poderia declarar o TikTok como estando em conformidade com a lei mesmo que não tenha se desvinculado da ByteDance. No entanto, tal movimento deixaria espaço para desafios legais se o TikTok não estiver em processo de venda.

Contexto Principal

A lei forçando a proibição ou venda do TikTok para uma entidade americana foi apoiada tanto por Republicanos quanto por Democratas devido a preocupações sobre as supostas ameaças à segurança nacional do aplicativo e procedimentos de privacidade de dados. O Presidente Joe Biden assinou o projeto de lei por trás da lei em abril apesar do TikTok e ByteDance negarem irregularidades e ligações com o Partido Comunista Chinês. O TikTok tentou fazer com que a Suprema Corte adiasse a lei, argumentando que ela violava seus direitos da Primeira Emenda. A Suprema Corte não emitiu uma decisão sobre a lei até quarta-feira, apenas quatro dias antes de ela estar programada para entrar em vigor. Enquanto isso, potenciais compradores para o aplicativo se materializaram mesmo que a ByteDance tenha dito que preferiria tê-lo fechado do que vendido. O TikTok tem cerca de 170 milhões de usuários americanos, alguns dos quais têm procurado aplicativos alternativos feitos por desenvolvedores chineses.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *