Lula chega à metade do mandato com 28% das promessas cumpridas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à metade do terceiro mandato com 28% das 103 promessas de campanha cumpridas, um avanço em relação a 2023, quando o percentual era de 20%.

Das demais promessas, 29% estão em andamento, 25% seguem em execução lenta e 17% permanecem paradas.

O levantamento realizado pela Folha de S. Paulo e publicado neste domingo (19) aponta que, com base nos números, Lula concluiu uma promessa a cada 26 dias, em média. Segundo a apuração, num ritmo inferior ao necessário para cumprir todas em quatro anos, que seria uma conclusão a cada 14 dias.

Em 2023, aponta o levantamento, a velocidade foi maior com uma promessa cumprida a cada 19 dias. Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que o governo tem se concentrado na supervisão e recuperação de políticas públicas, buscando estabelecer “bases sólidas para o desenvolvimento futuro”.

“O governo procura integrar diversas ações, articulando diferentes áreas políticas para garantir que seus impactos sejam duradouros e tenham efeitos diretos na vida dos brasileiros, especialmente nas populações mais vulneráveis”, completou a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

Andamento das promessas

As promessas analisadas foram extraídas do programa de governo, propagandas eleitorais, declarações públicas e compromissos formais assumidos durante a campanha de 2022. As áreas abrangidas incluem economia, saúde, educação, segurança pública e organização administrativa.

Até o momento, 29 compromissos foram concluídos, com destaque para a economia, que lidera com 12 propostas executadas. Cultura, saúde, segurança e temas políticos têm duas promessas cumpridas cada. Já a área social concentra o maior número de ações em andamento, com seis iniciativas, seguida por economia e infraestrutura, com cinco cada.

Entre as promessas que enfrentam lentidão estão meio ambiente e economia, com cinco ações cada, enquanto segurança registra quatro. Já entre as promessas paradas, destacam-se segurança com quatro itens, e temas políticos e economia, com três cada.

Entre as maiores dificuldades está a reversão da privatização da Eletrobras, uma das principais bandeiras de campanha e que avançou apenas para uma discussão para o conselho de administração ser ampliado com o objetivo de integrar mais indicados pelo governo;

Outras metas de grande impacto, como a retirada do Brasil do mapa da fome, a retomada da reforma agrária e a implementação do desmatamento líquido zero, ainda não deslancharam completamente e estão em andamento. A proposta de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil foi enviada ao Congresso no final de 2024, mas pode enfrentar dificuldades para aprovação.

Por outro lado, algumas iniciativas foram concluídas com sucesso, como o aumento do investimento no Bolsa Atleta, a criação do programa Pé-de-Meia, que oferece bolsa para a conclusão do ensino médio, a renegociação de dívidas das famílias pelo Desenrola Brasil e o estabelecimento de estoques reguladores de alimentos.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *