“A partir de hoje, o TikTok está de volta”, declarou Donald Trump em seu comício pré-posse em Washington DC.
Dirigindo-se à multidão na Capital One Arena de Washington, Trump prometeu reverter a proibição da plataforma chinesa de mídia social que entrou em vigor no final do sábado à noite.
“Precisamos salvá-lo”, disse ele. “Não queremos entregar nossos negócios para a China. Não queremos entregar nossos negócios para outras pessoas.”
O presidente eleito sugeriu em seguida que sua oferta estava condicionada aos EUA possuírem “50 por cento do TikTok” no que ele chamou de “joint venture”.
“Tudo o que estamos fazendo é dar a eles a aprovação, sem a qual eles não têm nada”, disse ele. “Então, eu não sei, parece que isso funciona. O que vocês acham?”
O aplicativo foi banido devido a preocupações de que a China pudesse acessar os dados de milhões de usuários americanos.
Trump já havia levantado anteriormente a ideia de restabelecer o aplicativo em sua plataforma Truth Social, onde prometeu usar uma ordem executiva para estender o prazo para que a proprietária do TikTok, Bytedance, encontrasse um comprador para o aplicativo.