O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que imporá tarifas à União Europeia depois que o magnata republicano exigiu do bloco comunitário compras “em grande escala” de petróleo e gás para evitar este tipo de medidas.
“Vou impor tarifas à União Europeia? Querem uma resposta verdadeira ou devo dar uma resposta política? Absolutamente. A União Europeia nos tratou muito mal“, enfatizou o presidente americano no Salão Oval.
Neste sentido, Trump reiterou que a UE não compra carros americanos. “Não levam nossos produtos agrícolas, não levam praticamente nada e temos um tremendo déficit com a União Europeia”, acrescentou.
No final do mês de novembro passado, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, indicou que a estratégia europeia para evitar uma guerra comercial entre Estados Unidos e UE poderia passar por oferecer ao seu parceiro transatlântico comprar mais produtos americanos, como gás natural liquefeito ou armamento em vez de abordar as diferenças mediante represálias.