Trump reforça posição sobre EUA retomarem Canal do Panamá: ‘Eles violaram totalmente o acordo’

O presidente Donald Trump reforçou sua posição sobre os Estados Unidos retomarem o Canal do Panamá, afirmando que o Panamá havia “violado o acordo” entre os dois países.

Após assinar ordens executivas, Trump falou a repórteres sobre como o Secretário de Estado Marco Rubio visitaria o Panamá durante sua primeira viagem internacional. Trump destacou como os EUA haviam “construído o Canal do Panamá há 110 anos” e o descreveu como sendo “uma das grandes maravilhas do mundo.”

Em dezembro, Trump ameaçou retomar o Canal do Panamá, citando como os EUA estavam sendo enganados e atingidos por taxas de trânsito “exorbitantes”.

“Marco Rubio, como vocês sabem, vai fazer uma turnê por vários países na América do Sul — ele vai se reunir no Panamá, onde o Panamá nos tratou muito mal,” disse Trump.

“Construímos o Canal do Panamá há 110 anos. Pensem nisso. O desenvolvimento mais caro que já fizemos, e realmente uma das maravilhas do mundo. Uma das grandes maravilhas do mundo,” Trump acrescentou. “Não demos para a China, demos para o Panamá, e o Panamá tem removido todas as placas com textos em chinês. Eles têm trabalhado como loucos… mas cerca de 70% das placas estavam lá e eram escritas em chinês e esse não é o acordo.”

“Então, vamos retomá-lo,” Trump acrescentou. “Eles já ofereceram fazer muitas coisas, mas achamos apropriado que o retomemos. Eles violaram totalmente o acordo, temos um acordo — eles violaram o acordo, e Marco Rubio está indo lá para conversar com o cavalheiro que está no comando.”

Enquanto Trump permanece inflexível sobre os EUA retomarem o Canal do Panamá, o Presidente do Panamá, José Raúl Mulino, afirmou que “cada metro quadrado do Canal do Panamá e sua zona adjacente pertence ao Panamá, e continuará assim.”

O Christian K. Caruzo da Breitbart News relatou que depois que Rubio “ecoou” as “preocupações de Trump sobre a possível influência chinesa na importante rota comercial interoceânica,” o Panamá enviou uma “carta ao Secretário-Geral das Nações Unidas Antonio Guterres” expressando preocupações de que Trump quer tomar controle do Canal do Panamá.

O Ministério das Relações Exteriores do Panamá publicou uma cópia da missiva assinada pelo Representante Permanente do país na ONU Eloy Alfaro de Alba. Na carta, o diplomata referiu-se ao Artigo 2 da carta das Nações Unidas que estabelece que todos os estados-membros “devem abster-se em suas relações internacionais da ameaça ou uso da força contra a integridade territorial ou independência política de qualquer estado, ou de qualquer outra maneira inconsistente com os Propósitos das Nações Unidas.”

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *