A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, advertiu nesta segunda-feira o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que a UE responderá “firmemente” se ele decidir impor as tarifas adicionais com as quais ameaça porque “há muito em jogo”.
“A UE está pronta para um diálogo robusto com os Estados Unidos, mas também reconhecemos os desafios potenciais desta relação e estamos preparados para responder firmemente”, afirmou a líder alemã em coletiva de imprensa ao término da reunião informal de chefes de Estado e de Governo realizada nesta segunda-feira em Bruxelas.
Von der Leyen explicou que Trump já ameaçou o Canadá e o México com a imposição de taxas de até 25% – embora finalmente tenha decidido congelá-las durante um mês -, que podem “prejudicar os trabalhadores e os consumidores, criar transtornos econômicos desnecessários e inflação”.
“Não vemos que isso vá ser muito benéfico, por isso damos prioridade a um debate produtivo, ao mesmo tempo em que a UE se mantém firme em seus compromissos multilaterais, desde a ajuda ao desenvolvimento até os objetivos climáticos”, afirmou a presidente do Executivo comunitário.