Na segunda-feira, o Juiz Distrital dos EUA para o Distrito de Rhode Island, John McConnell, nomeado por Obama, acusou o Presidente Trump de violar sua ordem judicial que bloqueava o congelamento de fundos federais.
No mês passado, o Juiz McConnell bloqueou temporariamente o congelamento de fundos federais de Trump em resposta a um pedido de 22 procuradores-gerais estaduais democratas e DC.
O Escritório de Gestão e Orçamento (OMB) de Trump havia anteriormente colocado uma pausa temporária nos programas de subsídios, empréstimos e outros programas de assistência financeira das agências.
“O povo americano elegeu Donald J. Trump como Presidente dos Estados Unidos e deu-lhe um mandato para aumentar o impacto de cada dólar do contribuinte federal. No Ano Fiscal de 2024, dos quase 10 trilhões que o Governo Federal gastou, mais de 3 trilhões foram assistência financeira Federal, como subsídios e empréstimos”, disse o OMB.
“Este memorando exige que as agências Federais identifiquem e revisem todos os programas de assistência financeira Federal e atividades de apoio consistentes com as políticas e requisitos do Presidente”, disse o memorando do OMB.
“Esta pausa temporária proporcionará à Administração tempo para revisar os programas das agências e determinar os melhores usos do financiamento para esses programas consistentes com a lei e as prioridades do Presidente. A pausa temporária entrará em vigor em 28 de janeiro de 2025, às 17h00. Mesmo antes de completar sua análise abrangente, as agências Federais devem identificar imediatamente quaisquer ações legalmente obrigatórias ou prazos para programas de assistência que surjam enquanto a pausa permanecer em vigor. As agências Federais devem relatar esta informação ao OMB junto com uma análise do requisito. O OMB também direciona as agências Federais a pausar todas as atividades associadas a NOFOs abertos, como conduzir painéis de revisão por mérito”, acrescentou o OMB.
Na segunda-feira, o Juiz McConnell acusou Trump de não cumprir sua ordem judicial.
“Os Estados apresentaram evidências nesta moção de que os Réus em alguns casos continuaram a congelar indevidamente fundos federais e se recusaram a retomar o desembolso de fundos federais apropriados”, escreveu McConnell, reportou a NBC News.
Trecho via NBC News:
Um juiz federal em Rhode Island na segunda-feira disse que a administração Trump violou sua ordem suspendendo um congelamento abrangente de fundos federais e ordenou que o governo “restaure imediatamente o financiamento congelado.”
O Juiz Distrital dos EUA John J. McConnell emitiu a ordem depois que os autores do caso, uma coalizão de 22 estados, disseram que o governo não havia restaurado o financiamento em vários programas apesar de sua ordem de 31 de janeiro que suspendia temporariamente a ampla diretiva do Escritório de Gestão e Orçamento que havia causado caos e confusão em todo o país.
Advogados do Departamento de Justiça argumentaram em um processo judicial que não acreditavam que a ordem cobria alguns dos financiamentos congelados, e que alguns dos financiamentos em questão estão sob revisão para garantir que sejam “apropriados”.
“Os Réus agora alegam que estão apenas tentando eliminar fraudes. Mas os congelamentos em vigor agora foram resultado da ordem categórica ampla, não de uma descoberta específica de possível fraude”, escreveu McConnell. “O congelamento categórico e abrangente de fundos federais é, como a Corte descobriu, provavelmente inconstitucional e causou e continua causando danos irreparáveis a uma vasta porção deste país.”
A Juíza Loren AliKhan, nomeada por Biden, concedeu uma suspensão temporária do plano de Trump de congelar fundos federais.