A escolha do Presidente Trump para Diretora de Inteligência Nacional (DNI), a ex-Congressista Tulsi Gabbard, passou por uma votação crucial no Senado para sua confirmação na noite de segunda-feira.
O Senado votou em peso 52-46 para invocar a moção de encerramento e avançar com a confirmação de Gabbard como DNI para uma votação final no Senado.
Como o Gateway Pundit reportou, Gabbard foi aprovada em uma votação do Comitê de Inteligência do Senado na semana passada.
Isso ocorreu depois que dois potenciais dissidentes do GOP que poderiam ter descarrilado a nomeação de Gabbard, Todd Young (R-IN) e Susan Collins (R-ME), anunciaram na última hora que apoiariam Gabbard.
Durante a votação de encerramento do Senado, o Senador Bill Cassidy (R-LA) confirmou que votaria pela confirmação de Gabbard.
“O Presidente Trump escolheu Tulsi Gabbard para ser sua pessoa de referência em inteligência estrangeira”, disse Dr. Cassidy. “Confiarei no Presidente Trump nesta decisão e votarei por sua confirmação”, Cassidy disse em um comunicado.
A votação desta noite é seu último obstáculo antes que o Senado vote em sua confirmação final.
De acordo com a Fox, “Se a moção de encerramento passar, haverá 30 horas de debate no plenário do Senado. Frequentemente, o debate entre a moção de encerramento e a votação final é minimizado no que é chamado de ‘acordo de tempo’ entre Republicanos e Democratas.
Mas com a natureza controversa da nomeação de Gabbard e as frustrações contínuas com o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) e sua auditoria governamental, não são esperados tais acordos.”
O Vice-Presidente JD Vance, o voto de desempate no caso de uma improvável votação 50-50, está atualmente viajando ao exterior para participar da Cúpula de IA em Paris, França, e da Conferência de Segurança de Munique na Alemanha.
De acordo com a Galeria de Imprensa Periódica do Senado, o Senado votará para invocar a moção de encerramento na nomeação de RFK Jr. como Secretário de Saúde e Serviços Humanos após uma votação final sobre a nomeação de Tulsi Gabbard. Em seguida, o Senado realizará votações finais sobre o indicado a Secretário do Comércio Howard Lutnick e a indicada a Secretária da Agricultura Brooke Rollins.