O governo do presidente Donald Trump colocou o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), o britânico Karim Khan, na lista de cidadãos especialmente designados da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos (Ofac, na sigla em inglês), vinculada ao Departamento do Tesouro americano.
Dessa forma, quaisquer bens que Khan tenha nos Estados Unidos estão bloqueados. O procurador também será impedido de entrar no país.
Na semana passada, Trump havia assinado ordens executivas para impor sanções a integrantes do TPI envolvidos em investigações sobre cidadãos americanos ou de países aliados e a familiares desses integrantes da corte.
Porém, apenas nesta quinta-feira (13) o nome de Khan foi colocado na lista da Ofac.
Khan foi responsável por apresentar a denúncia que resultou em novembro do ano passado na emissão de mandados de prisão pelo TPI contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa do país Yoav Gallant e um líder do grupo terrorista Hamas por supostos crimes de guerra e contra a humanidade no atual conflito na Faixa de Gaza.