O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Michael Waltz, afirmou nesta sexta-feira que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinará “em breve” o acordo de exploração das terras raras proposto por Washington para recuperar o dinheiro gasto durante o conflito, que completa três anos neste sábado.
“O presidente Zelensky vai assinar esse acordo, isso é o essencial”, declarou Waltz durante sua participação na Conferência Política de Ação Republicana (CPAC), realizada em Washington, segundo reportagem da Fox News.
Waltz afirmou que Zelensky rubricará o acordo “muito em breve” e que será “bom” para ambos os países, já que os contribuintes americanos poderão recuperar os bilhões de dólares enviados à Ucrânia durante o conflito.
O Conselheiro também lembrou que foi o próprio Zelensky quem propôs este tipo de cooperação em setembro de 2024, como parte de seu plano de vitória. A proposta incluía investimento e exploração de uma série de recursos naturais que a Ucrânia possui no leste de seu território, parcialmente ocupado atualmente pela Rússia.
A revelação deste acordo demonstra uma mudança significativa na política de auxílio à Ucrânia, indicando que a administração Trump busca garantir retorno dos investimentos feitos pelos contribuintes americanos através da exploração de recursos naturais estratégicos do território ucraniano.