Administração Trump revela que Zelensky aceitará acordo para exploração de terras raras na Ucrânia

O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Michael Waltz, afirmou nesta sexta-feira que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinará “em breve” o acordo de exploração das terras raras proposto por Washington para recuperar o dinheiro gasto durante o conflito, que completa três anos neste sábado.

“O presidente Zelensky vai assinar esse acordo, isso é o essencial”, declarou Waltz durante sua participação na Conferência Política de Ação Republicana (CPAC), realizada em Washington, segundo reportagem da Fox News.

Waltz afirmou que Zelensky rubricará o acordo “muito em breve” e que será “bom” para ambos os países, já que os contribuintes americanos poderão recuperar os bilhões de dólares enviados à Ucrânia durante o conflito.

O Conselheiro também lembrou que foi o próprio Zelensky quem propôs este tipo de cooperação em setembro de 2024, como parte de seu plano de vitória. A proposta incluía investimento e exploração de uma série de recursos naturais que a Ucrânia possui no leste de seu território, parcialmente ocupado atualmente pela Rússia.

A revelação deste acordo demonstra uma mudança significativa na política de auxílio à Ucrânia, indicando que a administração Trump busca garantir retorno dos investimentos feitos pelos contribuintes americanos através da exploração de recursos naturais estratégicos do território ucraniano.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *