Os gerentes do FBI foram informados nesta sexta-feira que até 1.500 funcionários e agentes serão transferidos da sede do escritório em Washington, segundo múltiplas fontes informadas sobre a mensagem, que falaram sob condição de anonimato por não ter sido anunciado publicamente.
A informação veio junto com uma nota de boas-vindas do recém-confirmado diretor Kash Patel aos funcionários, afirmando que fortalecer o pessoal nos escritórios de campo em todo o país é uma prioridade máxima.
Aproximadamente 1.000 agentes e funcionários administrativos serão realocados para escritórios de campo em cidades que a administração Trump designou como locais de maior criminalidade. Outros 500 serão transferidos para a grande sede satélite do escritório em Huntsville, Alabama, segundo as fontes informadas sobre os planos descritos aos principais gerentes.
Centenas de agentes afetados pela decisão de transferência estão em designação temporária em Washington e poderiam, concebivelmente, retornar aos seus escritórios de campo de origem. Outros funcionários e agentes baseados na capital nacional podem não querer se mudar.
Patel, que foi confirmado pelo Senado na quinta-feira, passou grande parte da sexta-feira no Edifício J. Edgar Hoover no centro de Washington, reunindo-se com a equipe antes de sua posse cerimonial programada para o final da tarde.
Em mensagem a todos os funcionários do FBI na sexta-feira de manhã, Patel disse estar comprometido em seu novo papel “em buscar justiça e defender o Estado de Direito”. Ele listou a racionalização das operações na sede e o fortalecimento da presença do FBI nos escritórios de campo como algumas de suas principais prioridades como diretor.
O Edifício Hoover é a base para a equipe de liderança do escritório e também é o local central para grandes unidades operacionais, incluindo as equipes de contrainteligência, segurança nacional e cyber. Mas o prédio da sede também tem um grande contingente de funcionários não-agentes que supervisionam e executam as funções administrativas do FBI, incluindo recursos humanos, orçamento, contratação, tecnologia da informação e operações de segurança.
Patel, em seu livro de 2023, prometeu fechar o prédio e transformá-lo em um “museu do Estado Profundo”. Ele fez recomendações semelhantes em sua audiência de confirmação e em aparições em programas de notícias conservadores.
“Uma das minhas maiores recomendações pessoais é… enviar esses 7.000 agentes do prédio da sede para perseguir estupradores, perseguir assassinos, perseguir traficantes de drogas e deixar os policiais serem policiais nas ruas da América”, disse Patel durante uma aparição em agosto no “Stinchfiled Tonight”.
Durante sua audiência de confirmação no mês passado, Patel foi questionado sobre seus comentários anteriores sugerindo que queria a sede do FBI esvaziada e fechada. Suas respostas não abordaram diretamente se ele realmente fecharia o prédio ou buscaria transformá-lo em um museu, mas sugeriram que ele acredita que a força de trabalho do FBI em Washington deveria ir para o interior do país.
“Um terço da força de trabalho do FBI trabalha em Washington, D.C.”, disse Patel. “Estou totalmente comprometido em levar essa força de trabalho para o interior do país, onde eu moro a oeste do Mississippi, e trabalhar com departamentos de xerifes e oficiais locais.”