Milei proclama o fim da “era do Estado onipresente” e firma novo acordo de livre comércio com Trump

O presidente argentino, Javier Milei, previu neste sábado em Washington o fim da “era do Estado onipresente” durante sua intervenção na Conferência Política de Ação Republicana (CPAC) que está sendo realizada na capital americana. “Da mesma forma que na década de 30 podia-se vislumbrar que a chama da liberdade estava se apagando e que começava uma nova mudança de servidão para a humanidade, hoje finalmente podemos dizer que a era do Estado onipresente terminou”, afirmou.

“Dizem que (o presidente americano, Donald) Trump e eu somos um perigo para a democracia, mas na realidade estão dizendo que somos um perigo para eles. Somos um perigo para o partido do Estado, para aqueles que vivem de sua expansão ilimitada e querem um indivíduo dependente e submetido a seus caprichos regulatórios. Sabem de uma coisa? Eles têm razão, somos seu pior pesadelo”, enfatizou.

Como exemplo, afirmou que tanto a Argentina como os Estados Unidos “precisam passar por uma segunda independência” e acrescentou: “A primeira nos libertou do poder das monarquias europeias. A segunda nos libertará da tirania do Partido do Estado”, insistiu.

Além disso, o líder argentino aproveitou sua presença no fórum conservador americano para fazer um aceno a Trump e anunciou o novo acordo de livre comércio com Trump, pelo qual aplicarão tarifas zero. Da mesma forma, em nível interno, Milei prometeu “mais motosserra” para 2025 em referência à sua política de corte de gastos públicos.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *