Advogado diz então chefe da Segurança Pública convidou o delegado para o cargo por “pretensões políticas”.
A defesa de Fernando de Sousa Oliveira, ex-secretário-executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, negou que ele tenha “qualquer relação de amizade” com o ex-secretário do órgão, Anderson Torres, durante julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta 3ª feira (22.abr.2025).
Sousa Oliveira foi denunciado pela PGR por suposta omissão durante os atos de 8 de Janeiro de 2023. Ele chefiava o órgão interinamente no período, já que Torres viajou para a Disney, em Orlando (EUA), pouco antes das manifestações.
Delegado da PF (Polícia Federal), Sousa Oliveira foi convidado a integrar o cargo na secretaria por Torres durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Segundo o advogado dele, Danilo Davi Ribeiro, foi chamado porque o ex-ministro tinha “evidentes pretensões políticas”.
“Não havia qualquer relação de amizade ou convívio social ente Fernando e Anderson Torres. Ele foi convidado [a ser secretário-executivo] porque sabidamente Anderson Torres teria pretensões políticas e precisava de um bom servidor para ser seu ‘02’ na secretaria”, declarou Danilo Ribeiro.
Durante a sustentação oral, o advogado rebateu que o ex-secretário tenha se omitido durante o 8 de Janeiro, como denunciou a PGR. Afirmou que, antecipando os atos, participou de reuniões com a cúpula de segurança do DF e determinou a interdição de vias de acesso à Esplanada dos Ministérios.
Negou que haja elementos de prova contra Oliveira, que, de acordo com ele, “sempre zelou” pela discrição e não tem perfil nas redes sociais ou filiações partidárias.
Oliveira também é investigado pela realização de blitzes durante o 2º turno das eleições de 2022. Segundo a acusação, o delegado usou da estrutura da PRF (Polícia Rodoviária Federal), sob o comando de Silvinei Vasques, para “dificultar que eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegassem às urnas em 2022”. Ele teria planejado blitz com a então subsecretária da SSP-DF, Marília Alencar.
Crédito Poder360