O Secretário do Tesouro Scott Bessent disse no domingo que o governo Trump fez “progresso substancial” nas negociações comerciais entre os EUA e a China.
Bessent e o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, têm se reunido com a China em Genebra, Suíça, para estabelecer um acordo comercial mais justo com a China.
Bessent declarou em um comunicado:
“Estou feliz em informar que fizemos progresso substancial entre os Estados Unidos e a China nas negociações comerciais muito importantes. Primeiro, quero agradecer ao nosso anfitrião suíço. O governo suíço tem sido muito gentil ao nos fornecer este maravilhoso local, e acredito que isso levou a um grande volume de produtividade que vimos. Daremos detalhes amanhã, mas posso dizer que as conversas foram produtivas. Tivemos o vice-primeiro-ministro, dois vice-ministros, que estavam integralmente envolvidos, o Embaixador Jamieson e eu mesmo. E falei com o Presidente Trump, assim como o Embaixador Jamieson, na noite passada, e ele está totalmente informado sobre o que está acontecendo. Portanto, haverá um briefing completo amanhã de manhã.”
“É importante entender a rapidez com que conseguimos chegar a um acordo, o que reflete que talvez as diferenças não fossem tão grandes quanto se pensava”, disse Greer.
“Estamos confiantes de que o acordo que firmamos com nossos parceiros chineses nos ajudará a trabalhar para resolver essa emergência nacional”, continuou.
Os dois países estavam engajados em uma troca de tarifas desde que Trump anunciou tarifas de 145% sobre a China. Em resposta, a China havia imposto taxas sobre produtos americanos de até 125%.
Trump elogiou o primeiro dia de negociações com a China, dizendo que os negociadores americanos tiveram uma “reunião muito boa com a China” em uma postagem no Truth Social.
“Muitas coisas discutidas, muito acordado. Uma reinicialização total negociada de forma amigável, mas construtiva”, escreveu Trump.
Crédito Breitbart