“Os esforços do PCC para se infiltrar nas instituições americanas são extensos e os meios de comunicação não estão imunes a esses empreitadas. O China Daily é um dos principais órgãos do PCC para subverter a mídia jornalística dos EUA, amplificando os objetivos e ambições do partido”, escreveu Rubio na segunda-feira para O Seattle Times, o Houston Chronicle, o Boston Globe, o Los Angeles Times, o Time, o USA Today, o Financial Times, o Sun Sentinel e o Chicago Tribune.
O veículo de comunicação divulgou diversos artigos afirmando que as reportagens dos EUA, consideradas “anti-China” sobre a perseguição aos uigures em Xinjiang são uma “mentira descarada”.
O senador Chuck Grassley, republicano de Iowa, subscreveu a carta.
Em 2021, foram lançados via Lei de Registro de Agentes Estrangeiros (FARA) que vários meios de comunicação dos EUA receberam centenas de milhares de dólares do China Daily. O China Daily registrou-se no FARA em 1983 e estava entre uma dúzia de meios de comunicação chineses que o Departamento de Estado dos EUA classificou como missão estrangeira da República Popular da China.
“O China Daily é um braço do PCC. Este é um fato bem conhecido, e não faltam exemplos que mostram a fidelidade do meio de comunicação ao partido. Desde encobrir o genocídio dos uigures em Xinjiang, até desculpar o contínuo financiamento do PCC à Rússia. Na guerra contra a Ucrânia, a missão do China Daily é disseminar os objetivos do partido”, afirmou Rubio.
O Senador Hawley alerta firmas de consultoria a evitarem colaborações com a China com o intuito de “subverter os interesses americanos”
“Nenhuma empresa sediada nos Estados Unidos, incluindo meios de comunicação, deveria ser cúmplice na legitimação dos atos hediondos do PCC ou na promoção das mentiras descaradas do regime”, continuava a carta.
Conforme a mais recente divulgação da FARA, os nove veículos receberam, coletivamente, mais de meio milhão de dólares em receitas publicitárias e de impressão em 2023.
A Fox News Digital entrou em contato com o The Seattle Times, o Houston Chronicle, o Boston Globe, o Los Angeles Times, o Time, o USA Today, o Financial Times, o Sun Sentinel e o Chicago Tribune para comentar.
Uma resposta
Tá tudo tomado! Mas, segundo a Globolixews, pesquisa recente mostra que jovens de 16 a 21 anos estão com a direita.