FOI LÍDER DE UMA DAS FACÇÕES DO CARTEL DE SINALOA
A Promotoria de Nova York retirou formalmente as acusações por narcotráfico de Ovidio Guzmán, vulgo ‘El Ratón’ e filho do ex-chefe do Cartel de Sinaloa Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán, como parte de um acordo de colaboração pelo qual se declarará culpado de outros crimes similares em um tribunal de Chicago.
Guzmán confirmou sua intenção de se declarar culpado na próxima audiência que será realizada em 9 de julho em um tribunal de Chicago, que o acusa de cinco acusações de lavagem de dinheiro, tráfico de armas e de drogas, segundo uma declaração juramentada datada do último 30 de junho, informam nesta terça-feira meios de comunicação mexicanos.
No entanto, isso não significa que o líder dos Los Chapitos — uma das facções nas quais se divide o Cartel de Sinaloa — fique livre das acusações das quais é acusado em Nova York, mas sim que o processo se consolida em Chicago para “evitar duplicidade” e facilitar sua cooperação.
Este tipo de acordo de colaboração ao qual Guzmán aderiu costuma implicar uma redução importante da sentença, proteção para seus familiares, condições especiais durante sua permanência na prisão, e até mesmo uma transferência para um centro penitenciário menos rigoroso.
Crédito La Gaceta