Em carta a Bolsonaro, Trump diz que julgamento no STF deve ser encerrado “imediatamente”

Trump disse que Bolsonaro é vítima de um “sistema injusto” e se disse preocupado com “ataques à liberdade de expressão” no Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite desta quinta-feira (17) na sua rede social, a Truth Social, uma carta ao ex-mandatário brasileiro Jair Bolsonaro, na qual afirmou que o julgamento contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) deveria ser encerrado.

“Tenho visto o terrível tratamento que o senhor está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra o senhor. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; o senhor foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país”, escreveu Trump.

“Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária”, disse o presidente americano.

Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 9, Trump anunciou que pretende impor uma sobretaxa de 50% na importação de produtos brasileiros a partir de agosto e alegou que Bolsonaro é vítima de perseguição judicial no julgamento no STF sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

Também afirmou que decisões “secretas e ilegais” do ministro do STF Alexandre de Moraes relativas a big techs americanas representaram ataques à liberdade de expressão de cidadãos americanos e que o Brasil adota práticas comerciais injustas contra os Estados Unidos.

“Espero sinceramente que o governo brasileiro mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei acompanhando de perto”, escreveu Trump a Bolsonaro nesta quinta-feira.

Crédito Gazeta do Povo

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *