EUA rejeitam intenção da França de reconhecer Estado Palestino

O governo dos EUA rejeitou veementemente a decisão da França de reconhecer oficialmente um Estado Palestino.


O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou nesta quinta-feira, 24, que Washington rejeita veementemente a intenção do presidente da França, Emmanuel Macron, de reconhecer oficialmente um Estado Palestino.

Segundo Rubio, a medida seria prejudicial ao processo de paz no Oriente Médio. “Essa decisão imprudente só serve à propaganda do Hamas e prejudica a paz”, declarou o secretário em postagem no X.

The United States strongly rejects @EmmanuelMacron’s plan to recognize a Palestinian state at the @UN general assembly.

This reckless decision only serves Hamas propaganda and sets back peace. It is a slap in the face to the victims of October 7th.

— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) July 25, 2025

A proposta da França sobre o reconhecimento a um Estado Palestino

Em setembro, durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, Macron pretende oficializar o reconhecimento francês do Estado da Palestina. Ele expressou que espera que essa decisão contribua para a pacificação da região. “Fiel ao seu compromisso histórico com uma paz justa e duradoura no Oriente Médio, decidi que a França reconhecerá o Estado da Palestina”, postou Macron no X.

Fidèle à son engagement historique pour une paix juste et durable au Proche-Orient, j’ai décidé que la France reconnaîtra l’État de Palestine.

J’en ferai l’annonce solennelle à l’Assemblée générale des Nations unies, au mois de septembre prochain.… pic.twitter.com/7yQLkqoFWC

— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) July 24, 2025

Entretanto, ele reconhece que mais urgente do que o reconhecimento do Estado Palestino é o fim do conflito em Gaza e defendeu o cessar-fogo imediato, a liberação de reféns, o envio de ajuda humanitária e a desmilitarização do Hamas. “A necessidade urgente hoje é acabar com a guerra em Gaza e resgatar a população civil.”

Embaixador dos EUA em Israel ironiza França: “Franc-en-Stine”

No mês de junho, o embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, declarou que não via a criação de um Estado Palestino independente como objetivo atual da política externa norte-americana.

Agora, ele reagiu à declaração de Macron com ironia. “A ‘declaração’ unilateral de Macron de um Estado “palestino” não dizia ONDE ele seria. Agora posso revelar com exclusividade que a França oferecerá a Riviera Francesa e que a nova nação se chamará ‘Franc-en-Stine’”, escreveu Huckabee.

Macron’s unilateral “declaration” of a “Palestinian” state didn’t say WHERE it would be. I can now exclusively disclose that France will offer the French Riviera & the new nation will be called “Franc-en-Stine.”https://t.co/zCZR0Fj9tc— Ambassador Mike Huckabee (@GovMikeHuckabee) July 25, 2025

O governo de Israel também rechaçou e criticou a proposta de Macron.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *