Trump diz que Lula pode ligar para ele ‘quando quiser’, em declaração feita na Casa Branca.
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 1º, que está aberto a conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sempre que ele quiser.
“Ele pode falar comigo quando quiser”, disse Trump. Ao ser indagado sobre as tarifas mais altas aplicadas recentemente a produtos brasileiros, ele foi direto: “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”.
A declaração foi feita durante um pronunciamento nos jardins da Casa Branca, depois de ser questionado pela jornalista Raquel Krähenbühl, da TV Globo.
Trump ressaltou ainda que “ama o povo do Brasil” e preferiu não criar novas expectativas. “Vamos ver o que acontece.”
As críticas de Trump a Moraes
A relação entre Brasil e EUA passa por momentos de tensão. A tarifa de 50%, a ser aplicada contra uma parte dos produtos brasileiros, decretada pelo governo norte-americano em julho, passa a valer no dia 6 de agosto.
Além de questões comerciais, Trump também atrelou a alta à postura do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, sobre suposta tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023.
O presidente norte-americano considera que Moraes tem feito uma “caça às bruxas” e se referiu a Bolsonaro como “um homem bom.”
O governo dos EUA aplicou, na quarta-feira, 30, a Lei Global Magnitsky contra Moraes. A lei pune estrangeiros considerados, pela administração federal, autores de graves violações de direitos humanos e de práticas de corrupção.