Governo norte-americano informou que todos os mais de 55 milhões de documentos serão submetidos a monitoramento
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, se manifestou sobre a revisão de vistos norte-americanos. A administração do presidente Donald Trump informou, nesta quinta-feira, 21, que estuda revogar algumas permissões de entrada ao território norte-americano.
De acordo com Rubio, a emissão de vistos de trabalho para motoristas de caminhão está suspensa de imediato. Ele declarou nas redes sociais que o aumento do número de motoristas estrangeiros no setor coloca em risco vidas norte-americanas e compromete a renda de caminhoneiros do país.
A revisão de vistos pode impactar cidadãos brasileiros que já possuem autorização para entrar no país. O Departamento de Estado norte-americano informou que todos os mais de 55 milhões de vistos válidos serão submetidos a monitoramento contínuo. Conforme o órgão dos EUA, há possibilidade de cancelamentos.
Além disso, a administração Trump destacou que fatores como permanência além do tempo permitido, envolvimento em crimes, ameaças à segurança pública, atividades terroristas ou apoio a organizações terroristas podem resultar na revogação do visto.
Suspensão de vistos de trabalho e novas restrições dos Estados Unidos
Na terça-feira 19, o governo dos EUA informou que passará a considerar ideologias antinorte-americanas ao avaliar pedidos de visto e outros benefícios para imigrantes.
O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (Uscis) está atualizando o manual de critérios. O órgão prevê negar documentos a pessoas envolvidas com organizações antinorte-americanas, terroristas ou evidências de atividade antissemita, sem detalhamento de exemplos.
O Uscis informou ainda que ampliou a checagem de solicitações de benefícios, o que inclui verificação de redes sociais dos candidatos. Além disso, o governo Trump anunciou neste ano medidas para endurecer a análise de redes sociais de quem solicita permissão para entrar no país.
Cancelamento de vistos e deportações aceleradas
Na segunda-feira 18, as autoridades norte-americanas divulgaram o cancelamento de 6 mil vistos de estudantes desde que Rubio assumiu o cargo.
O secretário de Estado tem liderado ações contra estudantes estrangeiros com base em uma lei que permite revogar vistos de quem considera agir contra interesses da política externa dos EUA.
A atual administração republicana também intensificou a política de deportação em massa de estrangeiros em situação irregular. Além disso, reforçou o endurecimento das normas de imigração no país.