Marco Rubio anuncia visita a dois países latino-americanos para “desmantelar cartéis”, em meio às tensões com Maduro

O Secretário de Estado busca reforçar a segurança fronteiriça, combater o narcotráfico e consolidar a política externa dos EUA

Nesta quinta-feira, 28 de agosto, foi divulgado que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, viajará proximamente com destino ao México e Equador.

O político iniciará seu percurso na próxima terça-feira, 2 de setembro, e retornará aos EUA na quinta-feira, 4 de setembro. Este percurso será realizado com o objetivo de impulsionar as prioridades-chave dos Estados Unidos.

A notícia veio à luz por meio da conta oficial do X do porta-voz Thomas Pigott, que argumentou que serão visitas de vital importância para a política externa dos Estados Unidos.

Além disso, um dos grandes objetivos da Casa Branca com a visita de Rubio aos dois países latino-americanos será o fato de tomar ações rápidas e decisivas para desmantelar os cartéis, assim como limitar ao máximo o tráfico de opioides como o fentanil.

Outro dos objetivos claros da visita do secretário é estabelecer novos limites na fronteira sul do país, que faz divisa com o México, seguindo a mesma linha que estabeleceu o presidente Donald Trump.

Adicionalmente, para os EUA é de vital importância que com estas visitas se possa compartilhar uma política econômica com a qual todos os territórios consigam prosperidade, além de esclarecer os fatos que possam gerar inimizade entre os três países em questão.

Esta visita de Marco Rubio ocorrerá em meio à tensão política que o país norte-americano vive com a Venezuela, levando em conta os recentes envios de navios de guerra com direção ao país do sul do continente americano.

Dependendo do desempenho e dos resultados da visita do Secretário ao México e Equador, poderia estabelecer-se uma nova maneira de distribuir os papéis de vigilância e controle dentro da América Latina, particularmente no relacionado com a distribuição e importação de drogas.

Esta será a terceira viagem internacional que Marco Rubio realiza à América Central e do Sul em seu papel como secretário de Estado, levando em conta que a primeira ocorreu poucos dias após assumir o cargo, enquanto na segunda visitou unicamente países do Caribe.

Crédito Semana

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *