Levantamento do Paraná Pesquisas também mostra que Jair Bolsonaro lidera intenções de voto para presidente no DF
Uma pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta rejeição de 59,7% entre os eleitores no Distrito Federal. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira, 5.
Entre os entrevistados, 37,1% manifestaram aprovação ao governo, enquanto 3,2% não souberam responder. O levantamento também detalhou a percepção sobre a administração: 39,5% consideraram o governo “péssimo” e outros 11,5% avaliaram como “ruim”.
O grupo que classificou a gestão como boa representa 16,2%, e aqueles que a consideraram ótima somam 8,9%. Para 22,5% dos participantes, a administração federal é regular. Apenas 1,4% preferiram não opinar sobre o tema.
Disputa eleitoral: Bolsonaro venceria Lula no Distrito Federal
A pesquisa também avaliou o cenário eleitoral em 2026. De acordo com os dados, Bolsonaro tem 36,8% das intenções de voto, enquanto Lula soma 27,1%. Também foram colocados na pesquisa outros quatro pré-candidatos. Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, tem 10,5% das intenções de voto; Ciro Gomes (PDT), 9,5%; Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, 3,2%; e Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, 0,6%.
A pesquisa também mostra outros dois cenários. Numa simulação com Michelle Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama, venceria Lula, com 31,4%, ante 27,2%. Os números estão dentro da margem de erro, e há, portanto, empate técnico.
No cenário três, Lula tem vantagem numérica sobre Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo: 27,4% a 22,5%. Porém, considerando a margem de erro, há empate técnico.
A pesquisa
No total, 1.510 eleitores do Distrito Federal foram entrevistados presencialmente entre 23 e 27 de agosto. O levantamento tem margem de erro de 2,6 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.