Parlamentar está presa em Roma, desde julho
Um grupo de parlamentares embarca, nesta quarta-feira, 17, para a Itália a fim de visitar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Carla encontra-se presa, desde julho, no Complexo Penitenciário de Rebibbia, na capital da Itália.
Integram a comitiva os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Damares Alves (Republicanos-DF) e Magno Malta (PL-ES). Em nota, os congressistas informaram que o objetivo é “acompanhar de perto a situação da parlamentar e prestar solidariedade”.
Conforme apurou Oeste, além da visita, estão previstos encontros com autoridades daquele país a fim de articular a libertação da parlamentar. O grupo deve voltar ao Brasil no domingo 21.
Despesas da viagem para visitar Carla Zambelli
À reportagem, os congressistas informaram que a viagem não terá custos para os pagadores de impostos. “Todas as despesas de deslocamento e estadia serão integralmente custeadas pelos próprios senadores”, comunicaram.
Há poucos meses, a defesa de Carla solicitou à Justiça da Itália o cumprimento do processo em prisão domiciliar, mas o pedido foi negado.
Condenação da parlamentar
Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Carla a cinco anos e três meses de prisão, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma.
Meses antes, a Corte também condenou a parlamentar, por invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça.