Defensor do ‘perdão coletivo’ no passado, o presidente da República atualmente tem se movimentado contra a medida para envolvidos no 8 de janeiro
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicou, nesta quinta-feira, 18, uma foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestindo uma camiseta com a palavra “anistia”. A imagem, tirada pelo fotógrafo Iugo Koyama em abril de 1979, mostra o então sindicalista distribuindo panfletos pró-anistia, durante o regime militar.
A Lei da Anistia foi aprovada naquele mesmo ano. Ela perdoou crimes políticos de guerrilheiros de esquerda e adversários do regime militar, autorizou o retorno de exilados e também beneficiou militares.
A anistia é uma forma de extinção de punibilidade coletiva, prevista no Código Penal, mediante aprovação de lei no Congresso. À época, o perdão beneficiou 4,6 mil pessoas.
Atualmente, Lula é contra anistia
Michelle compartilhou a foto nos stories do seu perfil do Instagram. A publicação ocorreu um dia depois de a Câmara dos Deputados aprovar a urgência do projeto que concede o perdão a condenados pela participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. A medida, portanto, pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por suposta tentativa de golpe de Estado na semana passada.

Em março, Michelle já havia divulgado a mesma imagem de Lula, numa tentativa de reforçar a contradição do petista.