Em entrevista, Lula desvia 6 vezes de responder por que não ligou para Trump

O petista disse à BBC que não tentou entrar em contato com o presidente dos EUA, a quem atribui a culpa de “não querer negociar”

A três dias de embarcar para a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que nunca tentou ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em entrevista à emissora britânica BBC News, o petista criticou as tarifas comerciais impostas pelos EUA ao Brasil e atribuiu ao republicano a ausência de negociação.

Por seis vezes, a jornalista da BBC perguntou sobre uma tentativa de Lula entrar em contato diretamente com Trump. Em todas, o petista desviou de uma resposta objetiva e culpou o presidente norte-americano por “não querer conversar”.

A jornalista lembrou que Donald Trump havia dito que Lula “poderia ligar a qualquer momento, ao que o petista respondeu: “Eles não querem conversar. Eu estou dizendo há quatro meses que estamos dispostos a conversar”.

Quando a jornalista fez uma pergunta mais explícita sobre por que não tentar entrar em contato com o presidente norte-americano por telefone, Lula disse que tem seus ministros tentando entrar em contato com os negociadores norte-americanos. “Ninguém consegue conversar, porque eles não querem conversar.”

“O senhor tentou ligar para Trump, e ele apenas não atendeu, ou o senhor não tentou ligar?”, insistiu o jornalista. “Eu não tentei fazer chamada, porque ele nunca quis conversar”, insistiu Lula, que há meses repete que os EUA “não querem conversar”.

Houve outras duas perguntas sobre a ausência de tentativa de contato com a Casa Branca por parte de Lula. Em ambas, o petista repetiu que não há interesse dos norte-americanos em negociar. “A razão que nós não ligamos é porque os norte-americanos não querem conversar.” Ainda assim, o presidente do Brasil disse que, “para qualquer conflito, a melhor alternativa é você se sentar em torno de uma mesa e negociar”.

Lula diz que cumprimentaria Trump por ser “cidadão civilizado”

Lula disse que manteve relações diplomáticas com os presidentes norte-americanos anteriores, George Bush, Barack Obama e Joe Biden, mas não tem nenhum relacionamento com Trump. A reportagem da BBC News questionou se o petista não se arrepende de não ter construído relacionamento com o atual presidente dos EUA, mencionando que muitos governantes que discordam politicamente do republicano construíram proximidade com ele.

“Tenho relação com o Reino Unido, todos os primeiros-ministros, tenho com toda a União Europeia, Rússia, Ucrânia, tenho com a Venezuela, Bolívia, todos os países do mundo”, disse Lula. “O Brasil não tem contencioso com nenhum país do mundo. O Brasil não tem contencioso e o Brasil não quer contencioso.”

O petista disse ainda que, caso encontre Trump em Nova York, cumprimentaria o presidente dos EUA. “E se ele chegar e passar perto de mim, eu vou cumprimentá-lo, porque eu sou cidadão civilizado. Eu converso com todo mundo. Eu estendo a mão para todo mundo”, disse à BBC. “Nasci na vida política negociando. Então, para mim, não tem nenhum problema.”

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *