Quase 60% dos evangélicos acham que Bolsonaro deveria concorrer em 2026

Levantamento da Genial/Quaest foi divulgado nesta sexta-feira, 19

Uma pesquisa Genial/Quaest, obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo, mostra que 59% das pessoas que se declaram evangélicas acham que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria concorrer à Presidência da República em 2026.

Para elas, é o eleitor que deve escolher os candidatos e, por isso, defendem o direito de Bolsonaro disputar as eleições, mesmo condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Por outro lado, 37% são contrários à participação de políticos condenados, e 4% não souberam ou preferiram não responder.

O levantamento ressalta as dificuldades enfrentadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ampliar sua base de apoio entre os evangélicos. O segmento representa 26,9% da população do Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas últimas eleições, esse grupo expressou preferência majoritária por nomes contrários ao PT, consolidando-se como um reduto conservador.

Segundo relatos publicados em agosto pelo jornal O Estado de S. Paulo, Lula teria confidenciado a aliados que abandonou de vez a tentativa de atrair o eleitorado evangélico, embora membros do governo e do PT ainda busquem aproximação.

Tal postura preocupa o Palácio do Planalto, ao passo que a rejeição ao governo cresce entre os evangélicos, segmento que tende a exercer influência significativa nas eleições presidenciais.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *