Primeira-dama chegou aos Estados Unidos na 4ª feira (17. set. 2025) como enviada da COP30 para mulheres
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta nesta 4ª feira (24. set. 2025) que a primeira-dama Janja Lula da Silva cumpriu em Nova York uma agenda “mais intensa” que a dele.
O petista participou da abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e de reuniões que abordaram temas como democracia, clima e questão palestina na cidade norte-americana. Janja chegou na 4ª feira (17. set. 2025), 3 dias antes de Lula. Ela participou de eventos ligados a pautas sociais como enviada especial para mulheres da COP30.
“Não sei quantas vezes as mulheres viajaram com o marido para ser só o papel de primeira-dama. Janja veio para cá para fazer uma agenda, acho que mais intensa que a minha”, disse Lula.
Leia a agenda da primeira-dama Janja Lula da Silva:

Em 2024, Janja participou do Pacto Global da ONU, de um evento sobre o combate à fome realizado pela Universidade Columbia; de uma palestra sobre liderança feminina promovido pelos ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e pela EllaImpacta; e de uma reunião sobre 1ª infância promovida por Alma, Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e TheirWorld.
Em 2023, Janja discursou em um projeto chamado Pororoca, que promoveu programação cultural em defesa da Amazônia. O evento foi realizado pelo Banco do Brasil no Central Park, uma das regiões mais conhecidas de Nova York.