Ministra citou a mulher e os filhos do juiz do STF, em meio às sanções dos EUA
Na posse de Edson Fachin e Alexandre de Moraes como presidente e vice do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, 29, a ministra Cármen Lúcia destacou a trajetória dos dois colegas. Ela fez menções especiais às famílias deles.
Em sua fala, a ministra elogiou a firmeza de Moraes em situações “complexas”, ressaltando sua atuação no Tribunal Superior Eleitoral durante as eleições de 2022, quando, segundo ela, garantiu “a higidez do processo eleitoral” diante de ataques à Justiça. Cármen observou que Moraes “mantém-se com a mesma firmeza nas mais complexas situações, não se deixando tocar por algum mal-estar ou humores azedados” .
A magistrada também homenageou a família do vice-presidente do STF, ao citar nominalmente a mulher dele, Viviane Barci, e os filhos, Gabriela, Giuliana e Alexandre, a quem o tribunal, conforme disse, “rende homenagens”. O gesto ocorre depois Moraes e a mulher figurarem na lista de sanções do governo dos Estados Unidos, que os acusa de restringirem a liberdade de expressão e de atuarem de forma antidemocrática.
Cármen Lúcia elogia Fachin
Na mesma linha, Cármen Lúcia enalteceu a trajetória de Fachin e destacou a importância de sua família como “exemplar na dedicação aos mesmos valores de humanidade”. Ela citou a mulher, as filhas e os netos.
A ministra ainda enfatizou que o STF tem o dever de zelar pela democracia diante de ataques recentes, lembrando que “a ditadura é o pecado mortal da política” e que a liberdade só floresce em ambiente democrático.