Vereadora pede investigação depois do PCO celebrar ataque do Hamas

Partido definiu o atentado do 7 de outubro como ‘um dos dias mais gloriosos da história da humanidade’

A vereadora paulistana Cris Monteiro (Novo) solicitou que investiguem um evento promovido pelo Partido da Causa Operária (PCO), que pretende celebrar o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023. Depois do pedido, o Ministério Público de São Paulo iniciou a apuração.

O ataque terrorista completará dois anos na próxima semana. Israel o reconhece como o mais grave atentado já registrado em seu território. Segundo a Organização das Nações Unidas, mais de 1,2 mil civis foram mortos pelo Hamas, incluindo crianças. Além disso, cerca de 5,5 mil pessoas ficaram feridas.

A divulgação do PCO nas redes sociais definiu o dia como “um dos mais gloriosos da história da humanidade”. O partido de esquerda anunciou homenagens aos envolvidos na ação e demonstração de apoio aos que persistem no conflito.

Evento em homenagem ao Hamas fomenta extremismo

Cris Monteiro argumentou que a convocação pode “fomentar discursos extremistas de intolerância”, ao tratar a resistência como justificativa. Em documento enviado ao órgão, a vereadora destacou que o objetivo não é impedir manifestações políticas, mas alertou para a necessidade de cautela diante do tema.

Em seu Instagram, a vereadora chamou a iniciativa de “uma das coisas mais repugnantes” que já viu. “Isso não é manifestação, é ódio — e vou trabalhar incansavelmente contra esse evento.”

O ofício também ressaltou que o evento estava programado para ocorrer no prédio da Academia Paulista de Letras. Segundo a parlamentar do Novo, o local não possui vínculo adequado com manifestações sobre um episódio considerado lamentável.

Em sua postagem mais recente, contudo, o PCO anunciou que o evento agora será realizado na sede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *