Paulinho da Força avalia relatório após reuniões e descarta anistia ampla por risco de derrubada no STF
O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto de anistia, afirmou que vai se reunir nesta quarta-feira (1º), às 11h, com familiares de condenados pelos atos de 8 de janeiro, na liderança do partido na Câmara.
Nessa terça-feira (30), o parlamentar afirmou que trabalha em uma proposta de redução das penas dos condenados, em vez de uma anistia ampla. Segundo ele, líderes partidários avaliam que um perdão total seria derrubado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em uma possível judicialização da matéria
“Todos esses líderes acham que o trabalho de uma anistia ampla, geral e irrestrita vai ser barrada no Supremo. Por isso, eu pretendo continuar achando que a redução de pena é o que vai pacificar o país, na mesma forma que essas pessoas que estão presas vão para as suas casas”, declarou o relator.
Paulinho pretende ouvir todas as bancadas ainda hoje e trabalha ainda para um encontro o ex-ministro José Dirceu (PT). A expectativa é concluir o relatório após as reuniões. A votação, segundo o deputado, deve ocorrer depois de alinhamento com o Senado.
Contudo, ele ele ressaltou que a articulação entre as Casas cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta.