Lula embarca para a Ásia nesta terça-feira (21)

Expectativa é de que o presidente indique novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) antes da viagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para a Ásia na manhã desta terça-feira (21). Antes da partida, há a expectativa de que ele indique o novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). O cotado é o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Na viagem, Lula tem na agenda reuniões com empresários e autoridades da Indonésia e a participação da 47° Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), na Malásia. Mas o que o governo brasileiro mais espera é um possível encontro com o presidente americano Donald Trump.

A primeira parada do presidente será em Jacarta, capital indonésia, onde fará, na quinta-feira (23), uma visita oficial ao presidente Prabowo Subianto. Na ocasião, ambos assinarão atos e memorandos de cooperação entre os dois países.

Ainda na Indonésia, o mandatário se encontrará com o secretário-geral da Asean para discutir “prioridades” na relação entre o Brasil e o Órgão.

Já na Malásia, Lula deve receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional do país e discursar sobre a história das relações internacionais entre os dois povos.

“A viagem à Malásia agora é uma afirmação de que nós estamos aliando a nossa presença com voz ativa e interesse concreto em um país que é uma das regiões mais centrais da Ásia”, disse o embaixador e diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Itamaraty, Everton Lucero.

Além da honraria, o presidente participará de encontros oficiais com representantes do governo da Malásia e assinará, na sexta-feira (25), acordos de cooperação em diversas áreas, com destaque para ciência, tecnologia e inovação, segundo o Itamaraty.

À margem da Asean, que acontecerá no domingo (26), o presidente Lula se reunirá com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para dar continuidade a pautas iniciadas pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB), em visita de Estado à Índia na semana passada.

Durante o encontro bilateral, que vai acontecer a pedido de Lula, ambos os presidentes vão alinhar a participação do Brasil na cúpula de inteligência artificial, que deve acontecer na Índia em fevereiro do ano que vem.

Crédito CNN Brasil

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Uma resposta

  1. Tomara que, desta vez, o ‘quase’ seja excluido de possíveis ‘problemas’ no avião presidencial.
    Pache-cuzão levou rasteira de novo kkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *