Recondução de Gonet será relatada no Senado por aliado de Lula

Omar Aziz dará o parecer sobre a permanência do PGR, que deverá ser sabatinado e aprovado no plenário da Casa

A recondução do procurador-geral da República, Paulo Gonet, será relatada pelo líder do PSD no Senado, Omar Aziz (AM), que integra a base do governo. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), designou o colega nesta quarta-feira (22/10).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou a recondução no início de setembro, mas ela só foi despachada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), na noite de terça-feira (21/10), depois do Metrópoles noticiar que o senador amapaense estava segurando a sabatina.

Gonet precisará ser sabatinado e ter a sua recondução aprovada pela CCJ. A sessão deverá ser realizada em 12 e novembro. Depois, a indicação de Lula ainda deverá ser votada pelo plenário do Senado e aprovada por maioria simples.

Gonet comandou o MPF nos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados por suposta tentativa de Golpe de Estado. A oposição no Senado não esconde a antipatia diante da indicação e deverá fazer uma ofensiva durante a sabatina.

Lula e Alcolumbre travam uma negociação silenciosa a respeito de outra indicação do Palácio do Planalto: a de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), depois da aposentadoria de Luís Roberto Barroso.

O favorito para a vaga do governo é o advogado-geral da União, Jorge Messias, enquanto Alcolumbre e os demais senadores não escondem a preferência pelo ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Metrópoles

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *