Socialista Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova Iorque

Mamdani será o primeiro muçulmano a governar a cidade nova-iorquina

Zohran Mamdani, do Partido Democrata, venceu nesta terça-feira (4) as eleições para a Prefeitura de Nova Iorque com mais de 50% dos votos, segundo as projeções divulgadas pela AP e as redes de televisão CNN e NBC News quando 80% dos votos haviam sido apurados.

Socialista declarado, Mamdani, de 34 anos, será o prefeito mais jovem de Nova Iorque desde 1892 e também o primeiro muçulmano, após derrotar Andrew Cuomo, que concorreu como independente, e Curtis Sliwa, do Partido Republicano.

Além disso, é a primeira vez desde 1969 que mais de 2 milhões de pessoas votaram na cidade. Segundo o resultado provisório com mais de 80% dos votos apurados, Mamdani liderava com 50,5%, seguido por Cuomo (41,3%) e Sliwa (7,3%).

O jovem político, que já havia surpreendido ao vencer Cuomo nas primárias do Partido Democrata apesar de sua curta experiência como deputado estadual, conquistou os nova-iorquinos com promessas de ônibus e creche gratuitos, moradias acessíveis e uma rede de lojas administradas pela prefeitura com preços baixos para enfrentar o alto custo de vida na Big Apple.

A orientação socialista de Mamdani havia suscitado receio entre alguns líderes da ala moderada do Partido Democrata. Já o presidente americano, Donald Trump, que é republicano, o chamou de “lunático comunista” e chegou a pedir votos em Cuomo.

Nova-iorquino, Trump, que manteve a atenção na disputa pela prefeitura, reiterou nos últimos dias as ameaças de cortar verbas para a cidade se Mamdani fosse eleito, garantindo que só alocaria “o mínimo indispensável” ao seu “amado primeiro lar”.

– Como comunista, esta cidade, outrora grandiosa, tem zero chances de sucesso ou sobrevivência – resumiu.

Crédito Pleno.News

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *