Izalci Lucas criticou a atuação do governo para blindar investigados na CPMI do INSS e também o sigilo sobre os gastos de Lula e Janja na COP30
Ao comentar o andamento da CPMI do INSS, o senador Izalci Lucas (PL-DF) afirmou que não se surpreendeu com a ligação do Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o esquema que desviou bilhões de aposentados e pensionistas.
Questionado sobre a prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, e o envolvimento de um coordenador do PT no esquema, o senador disse que existem diversas provas que justificam o avanço das investigações.
“Já era esperado, porque quem acompanha o PT vê o envolvimento do partido em todos os casos investigados em outras comissões”, afirmou o parlamentar durante entrevista ao programa Oeste com Elas desta sexta-feira, 14.
O senador lembrou que, ao ser ouvido na comissão, Stefanutto afirmou estar do lado do PT.
Izalci disse que a expectativa é que outros nomes do PT apareçam conforme avancem os trabalhos da CPMI, já que agora os parlamentares estão apurando o envolvimento de políticos.
Senador diz que governo está blindando aliados na CPMI
Izalci ainda reclamou da atuação do governo para blindar o irmão do presidente Lula, o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico.
A base do governo também tem atuado para dificultar as investigações contra o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”.
De acordo com Izalci, o governo mudou de estratégia ao não conseguir o controle da CPMI. Sem a presidência nem a relatoria, o governo contornou a oposição para garantir a maioria na composição do colegiado.
Apesar da pressão do governo, o senador afirmou que a comissão não acabará em “pizza”.
“Temos um brilhante trabalho do relator e do presidente da comissão”, destacou. “Além disso, tenho certeza de que com uma delação, que deve estar próxima, vai adiantar os trabalhos.”
“Temos ainda que investigar a questão dos consignados e do seguro-defeso, onde o rombo é bem maior do que os descontos assistenciais”, concluiu.
Izalci critica sigilo sobre gastos de Lula e Janja na COP30
Ao comentar o fracasso da COP30, o senador lamentou a repercussão negativa do evento e criticou o sigilo imposto pelo Planalto aos gastos de Lula e Janja.
“Para mim, não é surpresa, já vi esse filme antes”, afirmou. “Onde tem PT, tem corrupção.”





