China emite primeiras licenças para exportação de terras raras

Medida deve acelerar embarques para clientes específicos e cumpre compromisso firmado entre Trump e Xi Jinping em outubro

A China emitiu o 1º lote de licenças gerais para exportação de terras raras, medida que deve acelerar os envios para clientes específicos, segundo fonte ouvida pela agência Reuters nesta 3ª feira.

A decisão cumpre um dos principais compromissos firmados durante a cúpula entre os presidentes norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), e chinês, Xi Jinping (PCCH, esquerda), realizada em outubro.

Em abril, a China impôs controles de exportação de terras raras – um grupo de 17 elementos químicos usados, por exemplo, na área de defesa, como aviões de caça e submarinos, e em produtos modernos, como smartphones, câmeras digitais e LEDs.

Isso causou escassez no mercado, atingiu partes da cadeia de suprimentos automotivos e ganhou poder de negociação nas conversas comerciais da China com os EUA. Com a emissão do 1º lote de licenças, as restrições são arrefecidas.

De acordo com a fonte ouvida sob anonimato pela Reuters, a fabricante chinesa de ímãs JL Mag Rare Earth recebeu licenças gerais para quase todos os seus clientes. Já as empresas Ningbo Yunsheng e Beijing Zhong Ke San Huan High-Tech obtiveram autorizações para parte de seus clientes.

Ainda não se sabe em que medida as licenças serão expandidas. No momento, apenas grandes empresas chinesas de terras raras são elegíveis para licenças gerais, segundo a Reuters.

Crédito Poder360

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *