Presidentes do Brasil e dos EUA conversaram por cerca de 40 minutos, segundo o Palácio do Planalto; combate ao crime organizado também foi tema
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou, nesta terça-feira, 2, para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a fim de pedir a redução da sobretaxa imposta a produtos brasileiros. A conversa durou cerca de 40 minutos, segundo informações do Palácio do Planalto.
Durante o telefonema, Lula classificou como “muito positiva” a recente decisão do governo dos EUA de reduzir a tarifa adicional de 40% sobre produtos como café, carne e frutas.
No final de novembro, Trump determinou o fim da sobretaxa sobre mais de 200 produtos brasileiros.
O petista destacou, no entanto, que muitos outros produtos ainda estão sendo afetados pelo chamado “tarifaço” de Trump. O presidente brasileiro afirmou que o país deseja “avançar rápido nessas negociações”.
Crime organizado também pauta conversa entre Lula e Trump
Ainda de acordo com o governo brasileiro, Lula e Trump aproveitaram a conversa para tratar do combate ao crime organizado internacional. Eles reconheceram a “urgente necessidade” de reforçar a cooperação entre o Brasil e os EUA no âmbito da segurança pública.
Segundo o Planalto, o presidente norte-americano afirmou ter “total disposição” de trabalhar junto com o Brasil no enfrentamento às facções criminosas. Os chefes de Estado concordaram em ter novas tratativas sobre esse tema em breve.
A mais nova conversa entre Lula e Trump se dá no momento em que os EUA têm intensificado ações militares no Mar do Caribe, principalmente contra a Venezuela, com o intuito de combater o narcotráfico na região. A crise entre norte-americanos e venezuelanos preocupa o governo brasileiro, que teme a escalada de um conflito militar na América do Sul.





