Imagens de 21 de setembro circularam antes do início de uma manifestação recente, realizada no domingo 14
Três deputados de partidos de esquerda publicaram vídeos antigos nas redes sociais como se fossem da manifestação contra o PL da Dosimetria realizada no domingo 14 na orla da Barra, em Salvador.
As imagens foram repostadas pelos deputados José Guimarães (PT-CE), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Fernanda Melchionna (Psol-RS). O vídeo mostra quando uma multidão ocupa as duas pistas da Avenida Oceânica e o Morro do Cristo, com manifestantes que gritam “sem anistia”.
O vídeo foi publicado originalmente por uma militante às 7h da manhã, antes do início do protesto, e ao longo do dia passou a ser replicado por influenciadores e páginas ligadas à esquerda.
As imagens, porém, são do protesto realizado em 21 de setembro, contra a chamada PEC da Blindagem, que contou com trio elétrico e participação de artistas, como Daniela Mercury e Wagner Moura. No fim do vídeo, é possível ouvir um trecho do discurso do ator baiano feito naquela ocasião.
Depois de “erro”, assessorias excluem publicações
O jornal Folha de S.Paulo acompanhou a manifestação do domingo entre 11h e 12h. De acordo com os jornalistas, ato ocupou apenas uma faixa da avenida, seguiu do Morro do Cristo ao Farol da Barra e não teve trio elétrico nem discursos de artistas.
Em nota, a assessoria de Fernanda Melchionna reconheceu o erro e informou que o conteúdo foi apagado. “Assim que soubemos que publicamos material equivocado, excluímos o post”, afirmou a assessoria. “Infelizmente, erramos e corrigimos o erro assim que tomamos ciência do equívoco.”
As assessorias de José Guimarães e Jandira Feghali também disseram que a publicação ocorreu por engano e que o vídeo foi removido das redes sociais.




