Motta cassa mandato de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Filho do ex-presidente ultrapassou limite de faltas; ex-diretor da Abin teve cassação determinada pelo STF após ser condenado por tentativa de golpe

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) decidiu nesta 5ª feira cassar o mandato dos deputados Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A decisão recebeu aval dos integrantes da Mesa Diretora. 

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu o mandato por ultrapassar o limite permitido de faltas. Eduardo está nos EUA desde fevereiro. Já Ramagem teve o pedido de cassação determinado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) depois de ser condenado por tentativa de golpe.

Segundo o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), a decisão de Motta retira do plenário o direito de deliberar e transforma a Mesa em instrumento de validação automática de pressões externas.  Disse que quando mandatos são cassados sem o voto dos deputados, o Congresso “deixa de ser Poder e passa a ser tutelado”.

Na 2ª feira, Sóstenes havia dito que Ramagem deveria renunciar ao mandato logo no início de 2026, depois da tramitação do processo de pedido de asilo nos Estados Unidos. 

Crédito Poder 360

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *